O Thermopulse da Ibramed é um aparelho eletromédico de diatermia por ondas curtas que gera energia de radiofrequência sob a forma de radiação eletromagnética intencional para tratamento de várias patologias. A diatermia por ondas curtas se dá pela aplicação da energia eletromagnética através dos tecidos corporais e auxilia o processo de cicatrização, transmitindo calor profundo ao tecido e resultando em numerosos efeitos benéficos. O aparelho consiste em um circuito gerador de onda senoidal que produz uma corrente com frequência de 27,12 MHz e um circuito ressonante que pode ser sintonizado exatamente na mesma frequência.
O aparelho produz campos elétricos e campos magnéticos, com correntes de alta frequência oscilantes que são campos alternados que produzem o campo eletromagnético, gerando os efeitos fisiológicos e os benefícios terapêuticos. Sendo assim, a energia eletromagnética é convertida em energia térmica pela indução de correntes circulantes no tecido isolante. Esse tipo de aquecimento terapêutico tornou-se popular, pois as correntes de alta frequência podem penetrar mais profundamente nos tecidos, apresentando vantagem comparada com os outros métodos que aquecem os tecidos de maneira superficial.
Possui modo de funcionamento contínuo e pulsado. Permitindo com o modo pulsado que sejam emitidos disparos de energia eletromagnética a intervalos pré-programados de tempo, minimizando o efeito térmico para controle da dor e do edema e acelerando a cicatrização. Cada trem de pulso tem uma duração predefinida, "on time" é separado por sucessivos trens de pulso de "off time", que é determinado pela frequência de repetição. Dependendo do dispositivo, a frequência de pulso pode variar de 1 a 7000 pulsos por segundo.
É indicado para cicatrização tecidual, alívio da dor, redução dos espasmos musculares, efeito sedativo e aumento da amplitude de movimento articular. Usado em tratamentos de osteoartrite, poliartrite crônica das articulações do quadril e do ombro, tendinite e tendinose, em dores tibiais, bursite, torções, luxações entorses e contusões, epicondilite, fraturas, neuralgia intercostal, isquialgia e isquioneuralgia, contraturas, lombalgia, mialgia, neurites, periostite, fibromialgia, fibrosites, espondilose e osteocondrose, tendovaginites, neuroma de morton, fasceíte plantar e em torcicolo.
Além disso, trata também algumas Síndromes, como: síndrome do manguito rotador, síndrome do túnel do carpo, síndrome da plica sinovial, síndrome da dor patelofemoral, síndromes cervicais, síndrome do piriforme e síndrome do ombro congelado.
É contraindicado em casos de paciente com tumores malignos, com dispositivo eletrônico implantado, sensibilidade ao calor, durante a gravidez, com tuberculose, febre, artrite reumatóide, doenças infecciosas agudas ou qualquer metal implantado ou não.
CARACTERÍSTICAS
Modo contínuo e pulsado (50 A 800HZ)
Modo de varredura automática de frequência - 50Hz a 160Hz
Modo pulsado com variação de frequência automática - 50Hz a 800Hz
Tecnologia de estado sólido (transistores - não utiliza válvulas)
Sintonia Automática
Eletrodos Capacitivos (10 A 150W)
Eletrodo Indutivo (10 A 80W)
Dispensa o uso de válvulas
MÉTODOS DE TRATAMENTO
- Modo capacitivo
Um par de placas é conectado ao equipamento e a região do paciente a ser tratada é posicionada entre as placas.
- Modo indutivo
O aplicador indutivo é conectado ao paciente sobre a região a ser tratada.
MODOS DE APLICAÇÃO
- Diatermia por ondas curtas.
- Diatermia por ondas curtas pulsado.
- Diatermia por ondas curtas pulsado automático.
- O modo de aplicação do Thermopulse também pode ser pulsado, isto é, permite que sejam emitidos disparos de energia eletromagnética a intervalos pré-programados de tempo minimizando o efeito térmico para controle da dor, do edema e acelerar a cicatrização.
POTÊNCIAS
Frequência de saída - 27.12 MHz ± 0.6%
Saída de potência do modo capacitivo - 10 a 150 W (50 ohms)
Saída de potência do modo indutivo - 10 a 80 W (50 ohms)
Incrementos de potência - 10 W
Duração do pulso - 100 a 400 us
Frequência de pulso - 50 a 800 Hz
Tempo de tratamento - 1 a 60 minutos (incrementos de 1 minuto)
Área do eletrodo capacitivo - 270 cm² cada eletrodo
Área do eletrodo indutivo - 85 cm²
DADOS TÉCNICOS
Marca: Ibramed
Modelo: Thermopulse Transistorizado
Material: Metal
Garantia: 18 meses
Registro Anvisa: 10360310014
DÚVIDAS FREQUENTES
1. Qual a diferença entre o Thermopulse e o Thermopulse Compact?
- O Thermopulse é digital, totalmente automático, a probabilidade de manutenção ou assistência técnica é muito rara, e a onda que realmente sai do aparelho é a onda que será inserida no paciente. Inclui ainda um eletrodo indutivo de 80W para se trabalhar diferentes regiões do corpo humano.
- O Thermopulse Compact é analógico, via transdutor, assistência técnica periódica e a onda liberada pelo aparelho é uma onda de previsão, ou seja, apenas uma média da onda que sai do aparelho é inserido no paciente.
2. Como funciona a Diatermia?
A diatermia por ondas curtas Thermopulse se dá pela aplicação da energia eletromagnética através dos tecidos corporais. O aparelho de diatermia por ondas curtas consiste em um circuito gerador de onda senoidal que produz uma corrente com frequência de 27,12 MHz e um circuito ressonante que pode ser sintonizado exatamente na mesma frequência.
O Thermopulse produz campos elétricos e campos magnéticos com correntes de alta frequência oscilantes e são estes campos alternados que produzem o campo eletromagnético gerando os efeitos fisiológicos e os benefícios terapêuticos. Nestas frequências a energia electromagnética é convertida em energia térmica pelo indução de correntes circulantes no tecido isolante. O efeito de aquecimento produzido por diatermia por ondas curtas auxilia o processo de cicatrização, gerando calor profundo no tecido, resultando em numerosos efeitos benéficos.
3. Quais as formas de aplicação dos eletrodos capacitivos?
Podem ser posicionados de diferentes modos:
- Em paralelo (coplanar): eletrodos são colocados no mesmo lado da região a ser cuidada para tratar estruturas mais superficiais, por exemplo, a musculatura paravertebral.
- Transversal (contraplanar): eletrodos são colocados nos lados opostos da região a ser tratada para atingir estruturas localizadas profundamente, por exemplo, articulações.
- Longitudinal: eletrodos são posicionados de forma que a energia passe transversalmente aos tecidos da região a ser tratada para atingir estruturas localizadas profundamente.
- Modo fogo cruzado: metade do tratamento é feito com os eletrodos na posição transversal e na segunda metade os eletrodos são reposicionados em ângulo reto.
4. Como é a aplicação do eletrodo indutivo?
Deverá ser aplicado paralelamente à superfície da pele. Nos tratamentos, posicione o eletrodo indutivo em relação à área a ser tratada e use a faixa elástica para sua fixação.
Aparelhos de Estética com os melhores preços você encontra aqui na MED SAM! Confira as opções de aparelhos para a área da saúde e estética com o melhor preço e atendimento!